domingo, 29 de novembro de 2009

Tipos de Inteligência

Inteligência Emocional

Caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas, isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação e autoconsciência.

Alguns estudiosos dizem que é a responsável pelo sucesso ou insucesso da pessoa.

Inteligência Múltipla

Capacidade inata, geral e única que permite aos indivíduos um desempenho maior ou menor em qualquer área de atuação. As inteligências múltiplas são:

Ø Inteligência Lingüística: Os componentes centrais são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma percepção especial das diferentes funções da linguagem. È a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

Ø Inteligência Musical: Se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical, inclui discriminação de som, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre. È a habilidade para produzir ou reproduzir musica.

Ø Inteligência Lógico-Matemático: È a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões através da manipulação de objetos ou símbolos, para lidar com séries de raciocínio, reconhecer problemas e resolve-los.

Ø Inteligência espacial: È a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. È a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição numa representação visual ou espacial.

Ø Inteligência Sinestésica: Se refere a habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo.

Ø Inteligência Interpessoal: È a habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.

Ø Inteligência Intrapessoal: È a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELAS POSTAGENS DESTE MÊS, FORAM DE GRANDE VALIA PARA MEU APRENDIZADO.

    ResponderExcluir

 
Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!