domingo, 29 de novembro de 2009

Rede Cabeada

Fig-1: Ordem das cores no Cabo de Rede.

C = CLARO / E = ESCURO / LARANJA CLARO = BRANCO

Fazendo 2 pontas iguais (mesma seqüência) é para ligar o computador a uma switch ou hub, 2 pontas diferentes (seqüência diferente) serve para ligar um computador a outro computador o chamado cabo crossover.

Fig-2: Cabo Cross Over.


Para montar uma rede grande todos os cabos deverão estar no mesmo padrão (568A ou 568B).Usando o protocolo TCP/IP em uma rede WORKGROUP é preciso dar diferentes endereços IPs para os computadores para não haver conflitos de IPs.Também pode ser usado um servidor DHCP com ele os IPs são fornecidos automaticamente sem que haja a necessidade de ser colocado o endereço IP manualmente.

Fig-3: Endereçamento IP.


Ping + endereço IP = Verifica se o computador com esse endereço IP está na sua rede.

Ping –t + endereço IP = Serve para testar a velocidade dos pacotes.


Crimpando os Cabos de Rede

A ferramenta básica para crimpar os cabos é o alicate de crimpagem. Ele "esmaga" os contatos do conector, fazendo com que as facas-contato perfurem a cobertura plástica e façam contato com os fios do cabo de rede.

Fig-4: Alicate de Crimpar.

Ao crimpar os cabos de rede, o primeiro passo é descascar os cabos, tomando cuidado para não ferir os fios internos, que são bastante finos. Normalmente, o alicate inclui uma saliência no canto da guilhotina, que serve bem para isso. Existem também descascadores de cabos específicos para cabos de rede, que são sempre um item bem-vindo na caixa de ferramentas.

Os quatro pares do cabo são diferenciados por cores. Um par é laranja, outro é azul, outro é verde e o último é marrom. Um dos cabos de cada par tem uma cor sólida e o outro é mais claro ou malhado, misturando a cor e pontos de branco. É pelas cores que diferenciamos os 8 fios.

O segundo passo é destrançar os cabos, deixando-os soltos. Para facilitar o trabalho, descasque um pedaço grande do cabo, uns 5 ou 6 centímetros, para poder organizar os cabos com mais facilidade e depois corte o excesso, deixando apenas a meia polegada de cabo (1.27 cm, ou menos) que entrará dentro do conector.

O próprio alicate de crimpagem inclui uma guilhotina para cortar os cabos, mas operá-la exige um pouco de prática, pois você precisa segurar o cabo com uma das mãos, mantendo os fios na ordem correta e manejar o alicate com a outra. A guilhotina faz um corte reto, deixando os fios prontos para serem inseridos dentro do conector, você só precisa mantê-los firmes enquanto encaixa e crimpa o conector.

Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector, o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A. A diferença entre os dois é que a posição dos pares de cabos laranja e verde é invertida dentro do conector.

Existe muita discussão em relação com qual dos dois é "melhor", mas na prática não existe diferença de conectividade entre os dois padrões. A única observação é que você deve cabear toda a rede utilizando o mesmo padrão.

O cabo crimpado com a mesma disposição de fios em ambos os lados do cabo é chamado de cabo "reto", ou straight. Este é o tipo "normal" de cabo, usado para ligar os micros ao switch ou ao roteador da rede. Existe ainda um outro tipo de cabo, chamado de "cross-over" (também chamado de cabo cross, ou cabo cruzado), que permite ligar diretamente dois micros, sem precisar do hub ou switch.





4 comentários:

  1. olá sou leigo em rede estou começando a estudar agora , minha duvida é sobre conectores , sei fazer o cabo padrão t-568A que é o que eu uso , e o t-568B em que ocasião eu irei utilizar ?

    responda-me no cadu232@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se numa rede cabeada com um switch giga e 11 pcs conectados, como devo ligar os computadores? Primeiro o servidor e depois as estações, ou posso ligar qualquer um a qualquer momento? pois tenho dificuldades de achar uma partição do HD e normalmente tenho que reiniciar a rede completa reiniciando o servidor.
    Qual seria a forma correta de ligar os computadores

    Responda no odilon_mendes@hotmail.com

    Agradecendo desde já a atenção concedida !!!

    ResponderExcluir
  3. em um crossover eu posso deixar o cabo de rede sem cruzar os fios (posso deixar no Padrao A ou tem um Padrao para crossover) ????

    Responder em: yurifloriani@hotmail.com

    deixe um assunto para facilitar

    Obrigado desde Ja!!!

    ResponderExcluir
  4. Brother, boa noite.

    É o seguinte, minha internet é via rede. Hoje a tarde ela começou a da um probleminha. Esse probleminha é o seguinte: quando liguei o pc apareceu uma mensagem de erro que dizia: conflito de IP. No ícone de rede próximo do relógio aparece aparece como conectado, mas quando tento navegar, erro de página. Uma outra coisa é que, aparece um triângulo enorme amarelo ao lado com uma "!" no centro. Não é o de conexão limitada ou nula não. Esse fica fora dos monitores de rede.

    A pessoa que me fornece a net via rede é um pouco léigo e só sabe o básico e muito menos eu.

    Favor me dá alguma dica. Desde já agradeço a atenção.

    Responder: alexandre.eic.curado@gmail.com

    ResponderExcluir

 
Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!