sexta-feira, 29 de maio de 2009

Principais Distribuições do Linux


Segue abaixo uma descrição das principais distribuições de Linux:

Red Hat Linux
Desenvolvida pela Red Hat Software (www.redhat.com), é a mais popular distribuição de Linux tanto entre usuários como em desenvolvedores. Sua instalação é fácil e rápida. O sistema de pacotes RPM torna a atualização tão fácil quanto sua instalação. Costuma trazer as versões mais recentes dos programas e bibliotecas, o que às vezes se traduz em instabilidade.


Slackware Linux
Clássica distribuição Linux, já foi a mais popular, mas seu sistema de pacotes não acompanhou os avanços de outras distribuições, como a Debian e a Red Hat. É vendida comercialmente através da Walnut Creek CDROM.

Debian GNU/Linux
Totalmente desenvolvida e mantida através do trabalho de voluntários, no espírito do Linux e do projeto GNU. Suas ferramentas avançadas de gerenciamento de pacotes permitem simples instalação e manutenção de pacotes em sistemas individuais ou várias estações de trabalho, o que faz com que a Debian seja a distribuição mais fácil de se atualizar e manter atualizada. Por outro lado, novas versões não são lançadas muito freqüentemente.

Mandrake
Feita pelo pessoal do LinuxCenter, é baseada na Red Hat e tem o KDE como desktop. Tem como destaque o seu instalador e configurador DrakX, que permite a instalação de acordo com o grau de conhecimento do usuário e também a configuração do acesso à Internet durante a instalação.

SuSE Linux
É a mais famosa distribuição na Alemanha e na Europa. A instalação é fácil, o que a torna atraente para leigos. Baseada no sistema RPM de pacotes, possui uma ferramenta de configuração própria (YaST). A SuSE também escreve drivers para o projeto XFree86.

Conectiva Linux
Baseada na Red Hat. Quase totalmente traduzida para o português e contando com uma boa documentação, essa distribuição, a única genuinamente brasileira, é a mais famosa por aqui.

PUx

Distribuição desenvolvida no âmbito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!