O crescimento exponencial do número de usuários e de aplicações tornou as redes mais complexas e estratégicas. Falhas em elementos ou em partes das redes podem causar impacto negativo nos negócios das empresas, tornando imperativo o investimento em soluções integradas de gerenciamento. A simples aquisição de ferramentas de gerenciamento é só parte do caminho para o sucesso do projeto, que depende também de uma correta metodologia de trabalho, e capacitação da equipe técnica responsável pela sustentação do ambiente de gerência.
Gerência de Configuração
Depois da implantação de sistemas e infra-estruturas de rede, o grande desafio é manter e controlar estes ambientes para continuar usufruindo de seus resultados. Para isso é necessário o conhecimento quantitativo e qualitativo das características de cada um dos elementos que compõem a infra-estrutura de TI. Boa parte da sustentação de todas as demais áreas de gerenciamento de redes depende em primeira instância da correta identificação destes elementos, sua estrutura de interconecção e relacionamento, bem como os dados de configuração e disponibilidade. É igualmente importante o acompanhamento dos processos de modificação e evolução dos elementos e tecnologias que compõem a infra-estrutura dos sistemas corporativos. A Bilenium tem a experiência necessária para desenvolver métodos e processos capazes de identificar as alterações físicas e lógicas do seu ambiente.
Estar apto a reagir a falhas imprevistas tem sido um grande desafio da área de suporte de qualquer organização. E por mais que se estabeleçam medidas pró-ativas, as situações de indisponibilidade podem ocorrer a qualquer instante. A Bilenium acredita que as ferramentas e aplicativos devem ser vistos não como solução, mas apenas como mecanismos de apoio que agilizam a detecção e reação aos problemas. Na gerência de falhas, a capacitação da equipe de suporte e a definição de procedimentos claros é mais importante do que o investimento em ferramentas. A Bilenium, com experiência de anos atuando nos mais diversos ambientes de tecnologia de redes, é capaz de desenvolver um plano de capacitação e investimentos em tecnologias que garante resultados práticos de ordem estratégica e operacional.
Gerência de Desempenho
A única forma de desenvolver ações de proatividade é construindo uma base de dados do comportamento da infra-estrutura (base-line), buscando identificar os critérios de estabilidade dos ambientes monitorados. O processo de obtenção de dados de baseline deve ser mantido e re-examinado permanentemente, em busca de novas tendências no comportamento das aplicações na rede. Os dados estatísticos são meras referências, pois o valor agregado está na interpretação e na definição das ações de correção a serem desenvolvidas. O domínio das ferramentas e da tecnologia para obtenção destas informações é apenas um coadjuvante na geração de resultados dentro da Gerência de Desempenho, seja focalizando a análise de problemas ou as tendências históricas.
Sistemas de Gerenciamento de Dispositivos de Rede e Servidores
Uma solução de gerenciamento integrado de performance de rede tem início através da implantação de um sistema de gerência, com foco nos principais elementos de interligação de redes (roteadores, LAN switches e WAN switches). O principal objetivo nesta fase é garantir a saúde destes elementos, considerando-os isoladamente e sem preocupações com a interação entre eles. O sucesso da implementação depende de amplo conhecimento das limitações e características dos dispositivos, de forma que seja possível listar os pontos importantes a serem verificados periodicamente.
Sistema de Gerenciamento de Redes LAN e WAN
O gerenciamento de redes tem por objetivo garantir a saúde da rede como um todo, não enfocando apenas os elementos de rede de forma individualizada. Além de contemplar as mesmas disciplinas incluídas no gerenciamento de dispositivos de redes (configuração, inventério, falhas, incidentes, problemas e performance), este produto é responsável por definir o relacionamento entre os produtos utilizados, concluindo com a especificação de uma arquitetura de correlação de eventos. O gerenciamento dos servidores e suas respectivas aplicações também estão contemplados neste produto.
Arquitetura de Gerenciamento de Níveis de Serviço
Utilizando ferramentas que priorizam a análise de tendências, em detrimento da visão operacional, este produto tem por objetivo definir o gerenciamento de níveis de serviços mediante o estabelecimento de acordos entre as partes (SLA). Os consultores da Bilenium identificam os parâmetros imprescindíveis para que seja possível mensurar o nível de serviços prestados, definindo os mecanismos para a identificação e monitoração proativa destes parâmetros.
Auditoria de Sistemas de Gerenciamento de Redes
Para empresas que têm soluções de gerenciamento de redes, sistemas e serviços implantados, mas que não conseguiram alcançar os resultados esperados, a Bilenium oferece um produto cujo objetivo é identificar os motivos do insucesso e estabelecer metas intermediárias e objetivas, apresentando resultados a curto prazo e considerando o tratamento isolado das disciplinas de gerência mencionadas anteriormente.